Esse manual foi desenvolvido para orientar os usuários do ERP Vuca Solution a realizarem o devido cadastro fiscal para emissão da Nota Fiscal de venda de produtos.
Sugerimos que esse processo seja realizado/acompanhado pela equipe de contabilidade da sua empresa.
PASSO 01 - DADOS GERAIS DA UNIDADE
Para iniciar a configuração fiscal do seu estabelecimento é necessário inicialmente cadastrar os Dados da Unidade no seguinte local do sistema: Retaguarda > Unidades > Configuração de Unidades > Dados da Unidade > Dados da Unidade e preencher os campos da tela.
Posteriormente deve ser cadastrado os Dados Fiscais Gerais da unidade no seguinte local: Retaguarda > Unidades > Configuração de Unidades > Dados Fiscais.
Os dados gerais da configuração fiscal a ser preenchido são os seguintes:
- Dados Fiscais
- o Inscrição Estadual e Municipal (se houver);
- o Simples Nacional (está enquadrado nesse regime, sim ou não);
- o Regime Tributário (Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real);
- o Se possuí regime tributário especial;
- o ID e Código CSC.
- Dados de Endereço
PASSO 02 - CATEGORIA DE IMPOSTOS
Após a configuração dos dados gerais é necessário configurar os dados fiscais dos grupos de produtos. Esse é aquela parte da configuração onde informamos os dados fiscais comuns dos produtos de venda. Ex.: Se todos os refrigerantes possuem a mesma tributação de venda, então faremos uma categoria de imposto com o nome “REFRIGERANTES”, pois será comum a todos eles.
Inicialmente devemos cadastrar essas categorias ou grupos de impostos na seguinte tela do sistema: Retaguarda > Parâmetros (engrenagem na lateral superior direita) > Financeiro > Categoria de Impostos
Feito o cadastro de todas as categorias de impostos, é necessário informar a tributação de venda para cada um desses grupos de produtos no seguinte local: Retaguarda > Unidades > Configuração de Unidades > Dados Fiscais > Categoria de Impostos.
Os dados da configuração dos grupos de produtos, são os seguintes:
- ICMS
- CFOP;
- Origem da Mercadoria;
- CST;
- Alíquota.
- IPI
- CST;
- Alíquota.
- PIS
- CST;
- Alíquota.
- COFINS
- CST;
- Alíquota.
- COFINS
- Alíquota.
PASSO 03 - CONFIGURAÇÃO DO PRODUTO
Feita as configurações gerais da unidade e o cadastro das categorias de impostos é hora de configurar a tributação de venda de cada produto.
Para isso devemos acessar a seguinte tela do sistema: Retaguarda > Parâmetros (engrenagem na lateral superior direita) > Estoque > Produtos > Filtrar os pelo tipo “PRODUTO DE VENDA”.
Nessa tela iremos configurar cada produto de venda com as seguintes configurações abaixo:
- CATEGORIA DE IMPOSTO: Selecionar a categoria de imposto (que cadastramos no Passo 02) correspondente ao produto de venda.
- NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul): É o código que permite os órgãos fiscais (SEFAZ e Receita Federal) e demais interessados determinar o produto e sua respectiva tributação. (Essa classificação pode ser consultada no site: https://portalunico.siscomex.gov.br/classif/#/sumario?perfil=publico)
- CEST (Código Especificador da Substituição Tributária): É o código que permite determinar os produtos sujeitos a substituição tributária. (Essa classificação pode ser consultada no site: https://www.confaz.fazenda.gov.br/l egislacao/convenios)
PASSO 04 - EMISSÃO DE NFCE EM TESTE
Sugerimos que após as configurações fiscais seja efetuada a emissão de NFCe de teste para a validação por parte da sua contabilidade.
Para essa validação é necessário acessar a seguinte tela do sistema: Retaguarda > Unidades > Configuração de Unidades > Dados Fiscais para realizar os seguintes procedimentos:
- Automação Fiscal: Colocar o Ambiente em modo de “Teste” e efetuar a Ativação da “NFCe”
- NFCe: Informar os seguintes dados
- Número de séria
- Número da última NFCe emitida
- Número da próxima NFCe a ser emitida
- Certificado Digital: Importar o arquivo com o Certificado Digital da unidade e sua respectiva senha
Finalizada essas configurações é hora de gerar uma NFCe para homologação e teste. Ela pode ser gerada na tela Retaguarda > Menu > Financeiro > Fiscal > Adicionar. Sugerimos o envio com pelo menos 01 produto de cada Categoria de Imposto para melhor validação.
PASSO 05 - EMISSÃO DE NFCE EM PRODUÇÃO
Finalizado os testes e com a devida homologação por parte da contabilidade do seu estabelecimento, é hora de ativar o modo de produção da NFCe
Nesse modo, todas a NFCe serão emitidas automaticamente após o fechamento das comandas em sua frente de loja.
Essa alteração do modo “Teste” para o modo “Produção” é realizada na tela Retaguarda > Menu > Unidades > Configuração de Unidades > Dados Fiscais > Automação Fiscal > Ambiente.