Como devolver uma nota fiscal em poucos passos
Se você precisa devolver uma nota fiscal que já foi anexada ao sistema, saiba que isso é possível e fácil de fazer. Neste post, vamos te ensinar como gerar uma nota fiscal de devolução em poucos passos, usando o sistema Compras > Entradas. Confira!
O que é uma nota fiscal de devolução?
Uma nota fiscal de devolução é um documento que registra a devolução de mercadorias ou serviços que foram adquiridos por um cliente, mas que por algum motivo não atenderam às suas expectativas ou necessidades. A nota fiscal de devolução serve para cancelar os efeitos da nota fiscal original, tanto para o fornecedor quanto para o cliente, evitando problemas fiscais e tributários.
Quando emitir uma nota fiscal de devolução?
A nota fiscal de devolução deve ser emitida sempre que houver a necessidade de devolver total ou parcialmente as mercadorias ou serviços que foram comprados por um cliente. Alguns exemplos de situações que podem gerar a devolução são:
- Defeito ou avaria no produto;
- Erro na quantidade ou na descrição do produto;
- Desistência da compra;
- Troca por outro produto;
- Garantia ou assistência técnica.
Como emitir uma nota fiscal de devolução?
Para emitir uma nota fiscal de devolução, você precisa ter em mãos a nota fiscal original que foi anexada ao sistema Compras > Entradas. Depois, siga os seguintes passos:
-
No menu principal, selecione Compras > Entradas
-
Clique em "XML/NFe Importadas".
-
Localize a nota fiscal que anexou e clique no ícone indicado na imagem para
abrir os detalhes da devolução da nota.
-
Na seção de informações gerais, preencha os campos conforme os dados da nota
fiscal original.
-
Na seção de produtos, selecione os itens que deseja devolver, altere o CFOP
para o código correspondente à devolução e informe a quantidade de cada
produto.
-
No topo da página, clique em Emitir para gerar a nota fiscal de
devolução.
Pronto! Agora você já sabe como emitir uma nota fiscal de devolução usando o sistema Compras > Entradas. Lembre-se de enviar a nota fiscal de devolução para o seu fornecedor e guardar uma cópia para o seu controle. Assim, você evita problemas com o fisco e mantém a sua contabilidade em dia.